Como usar estampa camuflada no inverno

camuflagem

Quando pinta um desfile que aponta uma nova tendência, muita gente já sai à procura da versão “comercial” nas marcas preferidas e lojas de fácil acesso. A verdade é que muitas vezes procurar uma peça que seja tendência na estação em nosso guarda-roupa pode ser mais fácil do que pensamos.

Veja bem, quem nunca usou aquele jaquetão militar ou aquela camisa surrada com estampa camuflada? Pois é, uma estampa simples, sem nenhum mistério e que já foram desfiladas nas últimas coleções da Osklen e Alexandre Herchcovitch, nas passarelas nacionais.

COMO SURGIU

É curioso ver como este padrão surgiu e como ganhou sua versão nos dias atuais. Foi unicamente usado por estratégias militares, pois até o final do século XIX, as fardas militares eram basicamente nas cores do país em questão, em uma simbologia nacionalista. Isso deixava, no entanto, os soldados serem alvos fáceis nas guerras. Foi na primeira guerra, com o surgimento de metralhadoras, armas de fogo e outros equipamentos nunca antes usados, que eles sentiram a necessidade de se camuflarem para não serem facilmente vistos, então a estampa começou a ser esboçada em basicamente dois tons cáqui e pintada manualmente em cada farda.

Há controvérsias sobre o real surgimento da estampa, mas a história mais conhecida é que ela foi criada oficialmente em 1932, próximo a segunda grande guerra, para o exército alemão, mas vários exércitos já possuíam suas versões das fardas camufladas. Outra versão da origem é que a camuflagem cáqui surgiu mesmo na Índia, bem antes das guerras, em torno de 1857, como uma alternativa nova pela falta de cores vermelhas e brancas nos uniformes ingleses.

Histórias a parte, o bacana é mostrar como um simples padrão pode conter uma história tão bacana. E, quando você monta um look consciente de tudo isso, ele fica bem mais rico e com um olhar especial. Mas é claro que o cool é montar de acordo com o seu estilo (como sempre digo) e unir peças atuais e distintas.

Anúncios

Uma opinião sobre “Como usar estampa camuflada no inverno”

  1. Eu simplesmente adoro… Mas usei muito quando mais jovem. Até uma bolsa na estampa eu tinha. Hoje não estou tão adepto aos looks com estampas. Cores basicas e fechadas, quanto mais colorblock melhor! rs

    Olha! Comecei a semana com um post super bacana no blog… Sabe como lidar com suas Expectativas? Comenta lá! Vou ficar mega honrado com sua visita. 😉

    HuG!
    http://www.andrehotter.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s