10 dicas para substituir hábitos alimentares ruins

Beautiful Young Woman choosing between Fruits and Sweets

É importante cuidar da saúde do corpo e da mente. Uma das maneiras de garantir a manutenção da saúde, independente da idade, é por meio da mudança dos hábitos alimentares. E como se alimentar melhor é um desafio que exige tanto disciplina como conhecimento, resolvemos dar uma ajudinha providencial.

Resolvemos trazer para você, neste post, 10 ótimas dicas que certamente vão facilitar essa transformação, ajudando a mudar seus hábitos de alimentação da água para o vinho.

Comece bem aos pouquinhos

Nada mais fadado ao fracasso do que uma mudança radical, não é mesmo? Portanto, para que essa transformação dos hábitos alimentares seja bem-sucedida, comece a mudá-los aos poucos, sem radicalismos. Dessa forma você terá maiores chances de se manter por mais tempo na nova rotina.

Identifique os alimentos inimigos

Antes da mais nada, eleja os maiores inimigos de sua atual dieta, já que, para se alimentar melhor, é preciso reduzir o consumo daqueles alimentos pouco nutritivos, altamente industrializados e que fazem mal à sua saúde. Nesse pacote estão os refrigerantes, as gorduras saturadas, os sorvetes e as balas, por exemplo.

Analise as associações cerebrais

Já percebeu que fumantes associam o cigarro ao café? O mesmo acontece com nossos hábitos alimentares! É bastante comum associarmos o consumo de refrigerantes ao de hambúrgueres e batatas fritas, assim como normalmente se consome carne de churrasco com cerveja. Descubra quais são as associações mais frequentes em seu cotidiano e evite esses conjuntos aparentemente indissociáveis, procurando se alimentar melhor.

Compre uma boa marmita

Quem prepara lanches e refeições em casa não apenas come melhor, como também economiza muito dinheiro! Afinal de contas, é mais fácil controlar a dieta quando é você mesmo quem escolhe o cardápio, em vez de encher o prato com o que estiver disponível no self-service mais próximo. Por isso, compre logo uma boa marmita — de vidro, tampa com lacre e divisórias — e aproveite todos os benefícios das refeições controladas.

Seja disciplinado

Para transformar seus hábitos alimentares, é necessário ter muita disciplina. Com certeza haverá momento de fraqueza, mas o importante é não desistir! Seja disciplinado, siga bem direitinho essas dicas e sinta a diferença até na pele.

Faça refeições sem distrações

Uma das principais formas de mudar hábitos alimentares é sentar-se à mesa para comer, sem distrações — TV, celular, tablet ou qualquer outra recreação. Quando você come em frente à TV, deixa de prestar atenção em sinais de saciedade e acaba comendo além da conta. E o mesmo vale para o lanche no cinema, viu?

Trace metas novas a cada semana

Quer progredir no processo de se alimentar melhor? Então trace uma meta nova a cada semana. Na primeira semana pode ser comer mais frutas por dia, na segunda vale procurar beber mais água durante o dia e assim por diante. Você vai ver como, com o tempo, esses hábitos alimentares serão incorporados à sua rotina.

Elimine açúcares e adoçantes

O próximo passo é eliminar ao máximo açúcares e adoçantes em sua vida. Pode parecer difícil a princípio, mas, acredite, não é tanto assim. Com o tempo você se acostuma com o gosto natural de sucos, cafés e até mesmo dos doces!

Evite tomar refrigerante e álcool

Fato é que o refrigerante é um dos piores tipos de alimento que existe, cheio de açúcar e com um baixíssimo valor nutritivo. Por isso, procure reduzir — ou, se possível, até mesmo zerar — seu consumo da bebida! Com o álcool, o ideal é que ele seja consumido com moderação, aos finais de semana. E nada de abrir mil e uma exceções, ok?

Tenha um dia de folga

Sabe qual o segredo para se manter em uma dieta mais saudável? Ter momentos de folga! Isso significa que, uma vez por semana ou a cada quinze dias, é necessário — e, por que não, até mesmo saudável — sair um pouco da linha. Isso faz com que seu corpo não fique preguiçoso, reagindo bem na digestão de alimentos com os quais você não está acostumado. Assim você não apenas se mantém com os novos hábitos alimentares, já que pode fugir da dieta ocasionalmente, como treina seu corpo a trabalhar melhor quando isso acontece.

Que tal colocar essas dicas em prática e começar agora mesmo a se alimentar melhor? Conhece outras formas simples e práticas de melhorar os hábitos alimentares? Compartilhe suas experiências e sugestões conosco!

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