Óleo para barba: o que é, para que serve e como usar

Cuidar da barba e do bigode pode não ser tão fácil como muitos homens imaginam. Quanto maior for a barba, mais cuidados são precisos para que ela continue com um bom aspecto e que, principalmente, seja atraente. Para isso, existem alguns cuidados que podemos tomar para que a barba esteja sempre bem cuidada.

1. Mas afinal, para que serve o óleo para barba?

Os pelos do rosto precisam dos mesmos cuidados que os cabelos, principalmente quando a barba está grande e volumosa. Para tirar aquele aspecto de “sujo” da barba, quando os fios não estão “uniformes” (que é o natural para muitos homens), existe o óleo para barba. Geralmente, a barba volumosa acaba ficando mais ressecada, quebradiça e desgrenhada, principalmente por ficar exposta aos agressores naturais do dia a dia, como o sol por exemplo ou a poluição e as sujeiras do ar.

oleo-de-barba1

O óleo para barba serve então para hidratar os pelos da barba (e também a pele), fazendo com que a barba fique macia e principalmente faz com que seja mais fácil moldar os pelos. Com o óleo, os pelos da barba ficam mais unidos e hidratados, perdendo aquele aspecto ressecado.

Existem ainda óleos que deixam a barba mais brilhante, potencializando a cor da barba. O óleo de barba serve então para dar aquele aspecto de limpo para a sua barba, ao mesmo tempo que deixa os pelos macios e facilmente modelados. Alguns óleos tem também aromas, deixando a barba cheirosa.

2. Para quais tipos de barba devemos usar esses óleos?

oleo-para-barba

O óleo para barba serve para as barbas mais longas, ou seja, para quem deseja realmente ser visto como “barbudo”. Nada impede de você usar esses óleos em barbas mais curtas, porém, a pele tem o seu próprio mecanismo de hidratação. Quanto maior foi a barba, e portanto, mais distante da pele, mais difícil fica para ocorrer essa hidratação natural, e para isso existem os óleos, que lhe dão auxilio para manter a barba hidratada, principalmente as pontas.

3. Quando utilizar o óleo para barba?

barba-oleo

O uso do óleo para barba é recomendado logo pela manhã, depois de fazer a higienização da barba. É interessante fazer essa higienização no banho, pois assim fica mais fácil eliminar as sujeiras da barba. É interessante lavar a barba com água quente, pois isso auxilia na abertura dos folículos e poros, fazendo uma melhor absorção do óleo.

4. Como aplicar o óleo para barba?

aplicar-oleo-de-barba

 

Após feita a limpeza, é hora de aplicar o óleo. Quase sempre eles vêm com um conta gotas, geralmente apenas algumas gotas são necessárias (em torno de 5 a 8 gotas). Tome cuidado para não exagerar. Coloque o óleo diretamente em suas mãos, esfregue-as bem e comece a aplicação, massageando com as mãos em movimentos alternados e uniformes.

É interessante também utilizar um pente para que o produto se espalhe por todos os fios. Depois de pentear, é só esperar alguns minutos para a barba absorver o óleo, fazendo com que ela fique macia pelo resto do dia.

5. Do que é feito o óleo para barba?

 

O óleo para barba na verdade é uma combinação de vários outros óleos, que juntos servem especificamente para cuidar dos pelos da barba. Claro que cada produto terá a sua combinação, servindo então para cumprir o objetivo do óleo, que em algumas ocasiões vão além da hidratação.

Dentre as combinações mais comuns estão o óleo de jojoba, que serve para dar brilho e regular o excesso de oleosidade da pele; o óleo de argan, que é rico em vitamina e que serve para hidratar e restaurar o pelo; o óleo de castanha, para deixar a pele mais macia; e o óleo de semente de uva para dar a sensação de limpeza.

Existem diversos óleos de barba disponíveis no mercado. O interessante é encontrar o que sirva para o que você deseja e se encaixa nas suas necessidades. É possível também comprar o kit, que vem com o óleo para barba, shampoo, cera e até mesmo o pente.

Anúncios

Uma opinião sobre “Óleo para barba: o que é, para que serve e como usar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s